sexta-feira, 10 de junho de 2011

Experiência no Mercado de Trabalho


      Boa tarde, pessoal!
      Estou postando o texto que escrevi na coluna que tenho no jornal do DCE sobre experiência no mercado de trabalho. É um assunto que eu sempre quis comentar, pois tentei muitas vezes trabalhar em lojas de Skate Shop e a desculpa era sempre a mesma. Então resolvi esperar a hora certa pra poder me expressar sobre isso e dar minha opinião.
      Espero que gostem e comentem o que acham, se for possível. =)


      "Todos sabem que ao completarmos o ensino médio em qualquer escola municipal, estadual ou particular, as responsabilidades começam a surgir muito mais do que antes. Você já vai pensando qual curso profissionalizante irá fazer, onde irá morar, mas o mais preocupante disso tudo é, como conseguir um emprego para poder pagar tudo isso ou ajudar de alguma forma?

      O mercado de trabalho está repleto de oportunidades de emprego para qualquer área, com salários e vantagens diversificados. É só você ver os classificados do jornal ou procurar uma agência de empregos que encontrará muitos anúncios. Mas o que torna essa procura e força de vontade em uma preocupação e desânimo é a experiência, ou melhor, a falta dela. Muitos buscam por este conhecimento, mas a maioria das ofertas de emprego oferecem chance apenas para quem tem um certo tempo de qualificação. O comércio é o que mais exige este tipo de ação e muitas vezes não acham o funcionário ideal. Então a pergunta é: Como buscar mais experiência de trabalho, se a maioria das empresas não oferece oportunidade de conhecimento na área?

      Em algumas empresas existe um programa onde, quem é contratado, já começa trabalhando e recebendo dicas de um profissional já experiente na área. Mas infelizmente, nem todas as organizações tomam esse tipo de iniciativa, fazendo com que os índices de desemprego continuem crescendo aos poucos, ao invés de crescer surpreendentemente.

      Essa falta de oportunidade é um grande desânimo pra quem se esforça em procurar um estágio para aprender e se manter neste país onde os preços sobem e o salário continua o mesmo. O Brasil deveria pensar nesses problemas, criar novas leis trabalhistas que oferecem mais chances a quem quer trabalhar, fazendo com que todos tenham direito de buscar uma vida melhor, batalhando e aprendendo!"