Com 15 anos de estrada e 4 discos lançados, o Cartolas consolidou toda sua carreira em uma noite que ficará eternizada não só na memória de 300 espectadores, mas também em um DVD histórico repleto de boas energias. Foi assim que a banda decidiu gravar seu primeiro registro ao vivo na noite do dia 6 de abril de 2019, no Agulha em Porto Alegre. O show foi realizado com o apoio da FAC da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Agulha, Kapo, Marquize 51 e Estúdio Espelunca, tendo seus ingressos esgotados em apenas 1 minuto.
O grupo formado pelos músicos Dé Silveira, Christiando Todt (Melão), Deluce, Dyego Gheller e Lucas Gyorgetta, transformou a noite chuvosa da capital em uma grande celebração, que contou com participações especiais de amigos e um repertório para deixar qualquer fã em tremenda nostalgia.
Tudo começou com uma das músicas mais recentes - Zero a Zero - melodia perfeita para a introdução do show. Inclusive, logo no início podemos perceber a potência e a performance do atual vocalista - Deluce - no palco, onde o mesmo conseguiu assumir perfeitamente o poder de voz junto a sua simpatia, fazendo até mesmo os fãs mais conservadores aceitar completamente a formação atual da banda. Por falar nisto, Dyego e Lucas (baixo e bateria) são os músicos que entraram recentemente nesta formação e souberam dar uma sacudida na Cartola, trazendo uma nova experiência em detalhes sonoros e back vocals em constante sintonia.
O público entrou em um clima de extrema euforia com músicas como "Xodó" e "Um Segundo", onde tiveram participação ativa em um coro de vozes que será lindo de ver nas cenas do DVD. Logo após, Dé Silveira assume os vocais no som "Bar do Zé", que deixou "as morena pirada e as loirinhas sabendo bem"... quem conhece a música sabe que isto foi uma baita referência. Christiano Melão, por sua vez, é o cara tímido que expressa todo o poder inigualável em seus ritmos e timbres de guitarra, responsável por abalar qualquer coração contagiado pela frequência sonora da banda.
Além de outros hits da carreira, a apresentação contou com participações especiais como a do ator e intérprete do Bloco da Lage - Diego Machado - em uma canção inédita chamada "Escravos de Jobs", ritmo dançante e contagiante. Na sequência foi a vez do amigo de longa data e um dos idealizadores do DVD - Anderson Dorneles (Magal) - subiu ao palco para tocar "Retardado Sentimental". O produtor musical - Marcelo Fruet - tambem foi convidado a tocar sua mais recente produção com o grupo, a faixa "Sem Maquiagem", onde o Dé chegou a cantar a faixa junto ao público e fora do palco, em uma das cenas mais marcantes da noite. E por fim, é claro que não podia faltar a presença do ex integrante/baterista e talentoso - Pedro Petracco - que assumiu os teclados e encorpou algumas canções.
Entre algumas repaginadas e introduções criativas, as luzes do palco se voltaram ao músico Dé Silveira, que cantou junto ao público a música "Preto e Branco", interpretada aos sons de violão e o auxílio de todas as vozes que estavam ali presentes.
Enfim, é quase impossível descrever a energia e os acontecimentos desta noite, portanto, prometemos contar apenas um último spoiler. Sabe quem coordenou toda a parte sonora e captou os lindos áudios desta noite? Sim! Ele mesmo! O ex baixista Pedro Mariano Wortmann - membro eterno da banda.
Se você leu toda esta resenha e infelizmente não pode ir ao show, fique tranquilo! Em breve divulgaremos quando será o lançamento deste DVD e aonde vocês podem encontrá-lo. Com certeza será uma grande lembrança a ser colecionada.
Confira o SET-LIST da noite:
1. Zero a Zero
2. Xodó
3. Um Segundo
4. Bar do Zé
5. Que Diabos Tu Tem Dentro da Cabeça?
6. Escravos de Jobs (part. Diego Machado)
7. Sem Sal
8. Meu Bem e o Assovio
9. Andorinhas
10. Retardado Sentimental (part. Magal)
11. Preto e Branco
12. Sem Maquiagem (part. Marcelo Fruet)
13. Original de Fábrica
14. Vaia do Despertador
15. Pinguim de Frigider
16. Só que Não (part. Pedro Petracco)
17. Sujeito Boa Praça (final Bowie)
BIS
18. Cara de Vilão
19. Partido em Franja
20. Onde Anda o Rock N Roll
21. Os Ratos
Resenha: Rodrigo Santos @billiaddams
Fotos: Vanessa Almeida @desanuviei e Rodrigo Santos @billiaddams
Fotos: Vanessa Almeida @desanuviei e Rodrigo Santos @billiaddams





